Por vezes sinto uma necessidade enorme de escrever algo que sei, acho que sou levado pelo medo de esquecer estes pedaços de informação que mais tarde podem ser úteis. Desta vez e depois de ter lido um artigo sobre como fazer uma apresentação, decidi reunir aqui algumas dicas. Na sua maioria do senso comum, mas na minha perspectiva.

Basicamente podemos dividir uma apresentação em duas partes o orador e o material de apoio (powerpoint).

Primeiro facto, não percas muito tempo com o aspeto do powerpoint as pessoas estão lá para te ouvir falar não para ver um slideshow.

POWERPOINT:

1. Não faças nos slides resumos ou tópicos do que vais falar, isso é uma grande asneira. Até porque muito provavelmente antes de conseguires dizer tudo o que tens para dizer já a tua plateia leu o slide e criou as suas próprias conclusões.

2. Os slides podem se dividir em 3 categorias:

2.1 Teaser
Separadores de tópicos, normalmente muito simples com titulo e subtítulo do tema que vais falar, mas feito de forma a captar atenção. (ex.: Mais categorias não significa melhor organização)

2.2 Ilustrações
Pequenos pedaços de código, screenshot, gráficos, etc. – Mas não coloques legendas ou explicações textuais a ideia é ser tu a explicar o significado do que se vê no slide.

2.3 Intervalo
Nem mesmo os adultos conseguem ficar atentos durante muito tempo seguido, o ideal é fazer umas pausas para ir à casa de banho, tomar café ou   fazer perguntas à plateia.

Este é o momento ideal para colocar um slider cómico, como por exemplo um chimpanzé a beber café. Isto ajuda a tornar o ambiente mais leve.

3. Por fim não coloques textos muito longos, nem animações cliché, nem clip arts ranhosos… cria algo simples, com um bom contrasto de cores e uma boa font.

ORADOR:

1. Sim praticar é sempre bom, mesmo que seja em frente ao espelho. É também importante que conheças a estrutura do teu powerpoint e dos temas abordados o resto vai surgindo naturalmente e com a prática.

2. Fala devagar e não tenhas medo de fazer pausas para respirar.

3. Não fiques preso no mesmo local usa o espaço que tens para movimentar mas não abuses. Movimentos repetidos e tiques acabam por se tornar uma distração para quem está a ouvir. Um bom conselho é arranjar forma de filmar a apresentação para visualizar mais tarde.

3. Olha para a tua audiência, faz troca de olhares, usa a tuas mãos, gestos, mostra naturalidade e evita o ar snob. Mas nunca deixes de mostrar confiança isto vai ajudar a criar uma melhor ligação entre tu e a plateia.

Por fim.
Aproveita todo o trabalho que fizeste e partilha com outros, fala nisso no twitter, no facebook . Coloca o teu powerpoint no github. Isto ajudará a divulgar o teu trabalho e quem sabe a ter algum feedback da plateia.

E é tudo.