Este artigo foi retirado do blog Webdesigner Depot no qual eu dou todos os direitos de autor, eu simplesmente tentei traduzir o melhor possível para português.

Algumas vezes é impossível conseguir acompanhar todo o trabalho que entra na nossa secretária, outras vezes acontece justamente o contrário e é nessa altura que se torna fundamental oferecer ao cliente alguns serviços extra para garantir um extra na conta bancária.

Os 10 serviços abaixo, são apenas uma pequena mostra do pacote de serviços que podes disponibilizar:

01. Configurar um Blog

Hoje em dia toda agente quer um blog para si e para o seu cão, mas na sua maioria, simplesmente acabam por abrir um no Blogger ou no WordPress. Configurar um alojamento ou domínio, instalação de plugins e personalização de um tema são coisas que ultrapassa muitos dos ditos normais bloggers. Tu podes disponibilizar este serviço.

Instalar um blog requer algum conhecimento técnico mas não deixa de ser um processo bastante simples e com prática em 5 minutos fazes uma instalação. Clientes que procuram este género de serviço podem não necessitar um tema totalmente personalizado, mas simplesmente colar o logo ou algumas imagens num tema já existente.

Podes ficar surpreendido, este serviço até pode se tornar bastante lucrativo.

02. Alojamento

Muitos clientes não se preocupam onde e como alojar os seus próprios sites. Se tiveres disposto podes ganhar algum dinheiro e aumentar a probabilidade de futuros trabalhos com esse cliente. Afinal de contas se fizeste o design e ofereces alojamento será improvável que o cliente peça a outro designer futuros updates.

Não tens que criar um servidor, usa um dos muitos serviços já disponíveis – um servidor virtual será o suficiente para alojar pequenos sites. Não esquecer que está nas tuas mãos a responsabilidade de manter o site em funcionamento, por isso, escolhe com cuidado o servidor que pretendes trabalhar.

03. Banners

Para os teus clientes que pretendam banners publicitários, não te esqueças que é importante o design do banner coincidir com o design do site ou da campanha. Oferecer o design dos banners não só ajudará o cliente como também ajudará a tua carteira. Porque alguns banners tem tamanhos diferentes, podes oferecer um único design ou um pacote de acordo com as dimensões pedidas.

04. Templates

Muitos utilizadores poderão não estar a procurar por um design personalizado para o seu site, em vez disso, estarão mais do que satisfeitos em aceitar uma template – especialmente se pagarem menos por isso. Alguns clientes podem apenas precisar de ajuda sobre modificar alguns ficheiros outros podem pretender a implementação.

Não esquecer que podes não só vender por tua conta as tuas próprias templates como poderás colocar em sites especializados na venda.

05. Ícones

Alguns ícones encontraras sem dificuldades na internet – tal como o RSS ícone. Isso não significa que não podes desenhar os teus próprios pacotes de ícones e vender aos teus clientes como a outros designer.

06. Sub-Contratação

O design poderá não ser o único serviço que o cliente pretenda. A criação dos textos pode ser toda feita por ti ou poderá não ser. Em vez de tentares ajudar o cliente a encontrar alguém que faça esse serviço, podes ter tu a assumir o serviço como parte do desenvolvimento do site e ganhar uns extras. Neste caso tens duas possibilidades: Escrever tu os textos ou contratar alguém que o faça.

Poderás expandir a ideia, cobrando extra, por fotografias ou vídeos a introduzir no site.

07. Testes de Utilizadores

As várias fases de criação de um site implica gastar dinheiro, levando a que alguns designer simplesmente saltam fases da criação, a mais sabotada é sem dúvida a de testes de usabilidade. E é talvez uma das mais importantes para garantir a qualidade do projecto.

Podes colocar esta opção como um serviço extra, e poderá ser tão simples como reunião alguns amigos e pedir-lhe para navegar no site.

08. Formação

Principalmente quando estás a desenvolver um site no qual o cliente ficará responsável pela manutenção, deves à partida ficar à espera de inúmeras dúvidas de com utilizar o site. O tempo de formação deve de ser pago. Assim podes oferecer ao cliente um serviço de acompanhamento passo por passo sobre como gerir o site e as suas funcionalidades. Apesar da formação à distância ser uma realidade cada vez mais próxima. O contacto pessoal é também fundamental para criar raízes.

09. Optimização para motores de busca

Os critérios utilizados pelos motores de busca mudam frequentemente e parte de uma boa manutenção é acompanhar essas mesmas alterações. Oferecer um serviço de optimização para motores de busca é aumentar a possibilidade de contactar com antigos clientes, eles poderão não necessitar alterações físicas ao site, mas pequenas modificação à estrutura do site poderá melhorar nos resultados das pesquisas. Poderás também oferecer SEO para potenciais clientes que já possuiem sites bem estruturados.

10. Marketing

Web marketing poderá ser um trabalho a full-time, mas isso não significa que o tenha que fazer a full-time. Podes oferecer pacotes básicos de marketing: Registar o site em sites sociais, enviar newsletters ou criar blogs. Muitos designeres não tem qualquer interesso em fazer campanhas de marketing, mas um serviço muito simples poderá ajudar o seu cliente e gerar um pequeno ordenado ao final do mês para si.

Se tiveres interessado em adicionar algum destes serviços, começa com os teus actuais clientes. Envia-lhes um email a explicar as tuas ofertas e vê recebes algum fedback. Só depois poderás pensar em novos clientes, poderá não ser prático começar todos estes serviços ao mesmo tempo.

Não te esqueças que isto são apenas 10 pequenos serviços, explora o teu mercado e sê criativo. Ideias que possam combinar com aquilo que sabes fazer e poderás encontrar ideias surpreendentes.